Em tempos de stories, que tudo é registrado, mas efêmero, se conectar com o público é mais importante do que nunca.
Boa parte do sucesso de qualquer estratégia de marketing depende de conhecer bem o público.
Assim, fica muito mais fácil planejar a mensagem certa e transmiti-la no momento que a pessoa estiver pronta para comprar.
Por isso, a construção de persona é uma ferramenta muito utilizada em qualquer tipo de negócio.
Persona é um perfil que reflete as características do seu cliente ideal, indo além do público-alvo, considerando nuances como comportamento e desejos.
Uma marca que usa muito bem a persona nas redes sociais é a Carmed.
Desde a escolha de influenciadores até todos os detalhes da comunicação, podemos ver que é voltada para o público jovem e feminino.
Só que, como comentei, a persona vai além de informações demográficas, considerando a personalidade, os gostos e os desafios que um típico cliente ideal teria.
Com as informações da persona você tem um guia para planejar conteúdos que realmente conectem com seu público.
As trends mostram o poder de viralização da internet, mas a medida que ficamos mais conectados, novas delas surgem rapidamente, ficando impossível de acompanhar.
Com isso, muita gente como você, que tem um negócio e quer se destacar nas redes sociais, fica perdido e se perguntando:
Realmente preciso participar disso pra promover meu trabalho?
A resposta é: depende.
Sim, participar desse tipo de movimento pode fazer com que novos usuários conheçam seu perfil, fazendo você alcançar novos públicos.
Mas usar as trends sem estratégia causa dois efeitos colaterais que podem matar a presença digital do seu negócio:
· Perda de um dos ativos mais importantes da internet: autenticidade;
· Criação de uma audiência desqualificada, ou seja, atraindo usuários que só chegaram até o seu perfil por causa de um post que todo mundo está fazendo igual.
“Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.” – Maya Angelou
O segredo para crescer seu perfil é aproveitar a atenção das trends, sem prejudicar a originalidade do seu conteúdo, atraindo usuários que podem ser tornar clientes.
Ser criterioso com as trends que seu negócio entra é especialmente importante atualmente, que em poucos dias a informação já se dissipa e uma nova onda vem.
Esse processo contínuo de novidade e obsolescência na vida que quem empreende pode ser exaustivo e gerar muitas dúvidas.
· Será que já não está ultrapassado?
· E se daqui a pouco tudo mudar?
· Vale a pena investir nisso?
Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém.
A verdade o mercado é dinâmico, porque as pessoas também são.
O consumidor é complexo, de dia de um jeito, de noite de outro.
Hoje, gosta de vídeos curtos com transições surpreendentes.
Amanhã, quer vídeos longos sem edição.
O mercado se esforça para entender essas preferências e reproduzir o mais rápido possível, e você pode sair na frente.
O seu conteúdo precisa oferecer algo valioso.
O objetivo principal é reter o público.
Imagine estar à frente das mudanças no mercado consumidor, não apenas reagindo a elas?
Adapte-se ou fique para trás.
Faz sentido pra você?
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