Como melhorar sua visibilidade

A presença digital é essencial para o sucesso.

A cada segundo 40 mil buscas são feitas no Google.

Enquanto 46% dessas pesquisas são por informações locais.

Ou seja, um prato cheio para negócios físicos ou que atuam em uma região específica.

Por muito tempo, boa parte do sucesso dos negócios físicos dependia do ponto comercial.

Se o seu estabelecimento não estivesse localizado onde tem um fluxo de pessoas, é possível que as vendas fossem prejudicadas.

Hoje, o comportamento do consumidor mudou. Agora, quando alguém quer encontrar uma costureira, por exemplo, busca no Google ou nas redes sociais.

E se uma empresa não for encontrada dificilmente será lembrada pelo público.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que gerencia a presença de uma empresa em toda a plataforma do Google, incluindo a Busca Google e o Google Maps.

Isso é muito importante por que:

• Visibilidade nos resultados de pesquisa:

Isso significa que, quando alguém pesquisar por um produto ou serviço que sua empresa oferece, as chances dela aparecer nos resultados locais são maiores.

• Aquisição de clientes:

Funcionalidades como ligações, visitas ao site e direções, permitem que clientes potenciais entrem em contato com sua empresa, visitem o local ou realizem uma compra.

• Relacionamento com público:

A plataforma permite postar atualizações e ofertas, responder a avaliações e interagir com os clientes por meio de perguntas e respostas.

O primeiro passo para estabelecer sua presença online local começa com a configuração de sua conta no Google Meu Negócio.

Otimizando o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio:

• Escolha de categorias adequadas para aparecer nos resultados de busca;

• Inclusão de todas as regiões de atendimento da sua empresa;

• Adição de fotos de alta qualidade;

• Criar descrições dos produtos/serviços utilizando palavras-chave buscadas pelos usuários.

"Quem não é visto, não é lembrado" - Patrick Munzfeld

O comportamento do consumidor mudou.

Você já reparou como comprar algo hoje em dia pode começar com uma pesquisa no celular, passar por uma conversa com amigos e terminar em uma loja física?

A jornada de compra não é mais uma linha reta – é um labirinto de interações digitais e físicas que se entrelaçam de formas que nem sempre podemos prever.

Os consumidores atuais são imprevisíveis.

Eles exploram, comparam e compram de maneiras que nos surpreendem, usando uma mistura de canais online e offline.

E para ser honesto, quem pode culpá-los?

Com tantas opções ao alcance dos dedos, comprar se tornou mais uma aventura do que um simples processo.

Um pesadelo para a maioria dos vendedores.

A jornada de compra evoluiu. 🛒

As redes sociais transformaram o jeito que interagimos com as marcas e tomamos decisões de compra.

Elas têm sido o palco principal onde as marcas jogam seus maiores jogos de marketing – e, quando sabem jogar como profissionais, onde ganham mais dinheiro.

Sabe por quê?

Na era digital, as opiniões se formam e circulam muito rápido, determinando não só quais produtos se tornam populares, mas quais desaparecem sem deixar rastro.

Nesse contexto, o medo de perder a oportunidade (FOMO) tende a fazer com que o seu público-alvo compre no impulso, só para "fazer parte" das tendências.

A pergunta que não quer calar é: de quem ele vai comprar?

Para se destacar aos olhos dos novos consumidores, você precisará aprender a influenciar e engajar em um espaço onde os usuários são bombardeados por conteúdos dos seus concorrentes a cada segundo.

Aprenda a identificar as tendências de comportamento que influenciam as decisões de compra em tempo real, e ajuste suas estratégias para ser mais relevante, visível e eficaz no digital.

Entender esse campo de batalha online é complexo.

Mas, se você quer continuar vendendo na internet, precisa mudar a sua abordagem o quanto antes. Por sorte, você já não está sozinho.

Novos motores de busca

O Google Meu Negócio, embora muito eficiente, não deve ser a única aposta de negócios locais.

Muitas pessoas vêm mudando seu comportamento de busca na internet, usando as redes sociais como principal buscador - especialmente a Geração Z.

Com esta tendência de uso das redes sociais como mecanismo de busca, os negócios físicos também precisam investir em social media.

Inclusive, essa é uma oportunidade gigantesca para esses profissionais, que se tornam cada vez mais necessários.

Mas, então, como transformar o perfil de uma empresa local em um ímã de potenciais clientes?

Ser encontrado pelos clientes é importante, mas conseguir encontrá-los também — e o ChatGPT pode te dar uma mãozinha.

Domine todos os recursos e boas práticas das plataformas.

Você usa as redes sociais do jeito certo?

Os clientes conseguem te encontrar?

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Leonardo Coletti

Leonardo Coletti