O mínimo que você precisa

Histórias vendem, aprenda a usá-las.

Com tantos conteúdos nas redes sociais, se você ignorar o fato de que precisa contar histórias, seus vídeos também serão ignorados.

Não importa sobre o que você fala.

Você pode ter uma loja de roupas, uma escola, uma academia de jiu jitsu ou um supermercado.

Aliás, nem precisa ter um negócio.

Se você é social media, copywriter ou trabalha, de alguma forma, com escrita criativa, aprender a contar histórias deve ser sua prioridade.

E digo mais: para atrair pessoas e vender produtos ou serviços, você deve escrever seus roteiros como um roteirista de Hollywood.

Parece impossível, eu sei.

Muitas vezes, você encara a página em branco por dias buscando uma forma de conquistar e merecer poucos segundos da sua audiência…

E se as barreiras para o próximo nível tiverem sido criadas por você?

“Antes de começar a vender eu tenho que..."

Se você pensa assim com frequência e começa a imaginar uma lista enorme de afazeres “necessários” antes de se colocar no jogo, essa post vai te destravar.

A maioria das pessoas não sabe exatamente como começar e, ao invés de começar pelo mínimo viável, gastam tempo e dinheiro com coisas que, no início, nem fazem sentido no ambiente digital.

Hoje vou te mostrar o mínimo que você precisa saber para começar na internet.

Sabia que você não precisa cumprir uma lista gigantesca de exigências antes de começar a vender e ganhar dinheiro na internet?

Existe um mito de que as pessoas precisam atender a uma infinidade de requisitos antes de mergulharem no digital e começarem a executar trabalhos.

"Não comece antes de saber disso, daquilo e daquilo outro, ou você vai se dar muito mal…"

E, assim, as pessoas gastam rios de dinheiro, não conseguem colocar nada em prática e nem alcançam um retorno mínimo daquilo que investiram.

O que ninguém diz, e é importante que você saiba para não cair no mesmo erro, é que é preciso muito menos para começar.

Veja…

De que um prestador de serviço local, por exemplo, precisa para começar?

✅ Um perfil de empresa no Google;

✅ Estar em marketplaces da área;

✅ E fazer tráfego local.

E um infoprodutor?

✅ Um perfil no Instagram;

✅ Uma landing page;

✅ E uma oferta.

Percebe como é tudo mais simples e exigente do que parece? Alguns passos simples podem te ajudar a ter o direcionamento certo para começar.

A chave para um negócio ter sucesso é conhecer o seu público.

Sem saber dos desafios que seu cliente enfrenta no dia a dia, dos seus objetivos de vida e do que ele busca, fica muito difícil construir uma comunicação de impacto.

Você já fez alguma pesquisa de mercado para conhecer seu público a fundo?

Confira as 15 perguntas que não podem ficar de fora:

  1. Qual problema o nosso produto/serviço resolve para você?
  2. O que te inspirou a procurar uma solução como a nossa?
  3. Quais características são mais importantes para você em produtos/serviços como o nosso?
  4. Quais canais de comunicação você utiliza regularmente (e-mail, redes sociais, blogs, etc.)?
  5. Quais são suas expectativas em relação ao atendimento ao cliente e suporte pós-venda?
  6. Você poderia descrever uma experiência recente de compra que você considerou excepcional? Por quê?
  7. Como você define "valor" quando se trata de comprar produtos/serviços na nossa área?
  8. Que tipo de conteúdo você acha mais convincente ou útil quando está pesquisando produtos/serviços (tutoriais, avaliações, estudos de caso, etc.)?
  9. Como você costuma comparar e decidir entre opções de produtos/serviços similares?
  10. Em quais influenciadores ou fontes de informação você confia quando precisa de recomendações de produtos/serviços?
  11. Quais são seus hobbies ou interesses? (Para encontrar pontos em comum e áreas para engajamento)
  12. Você segue alguma marca em suas redes sociais? O que faz você decidir segui-las?
  13. Você recomendaria nosso produto/serviço? Se sim, como você descreveria para um amigo?
  14. Qual tipo de conteúdo você gostaria de ver mais em nossas plataformas de comunicação? (Ex.: tutoriais, depoimentos, estudos de caso, etc.)
  15. O que te inspira confiança em uma marca ou empresa?

No começo tudo parece mais difícil

Com as informações que acabou de ver, você já está mais apto a vender para o mercado digital do que muitos outros empreendedores.

Mas não basta entender sobre o seu negócio…

É preciso segmentar para contemplar a diversidade de consumidores.

Sem saber dos desafios que seu cliente enfrenta no dia a dia, dos seus objetivos de vida e do que ele busca, fica muito difícil construir uma comunicação de impacto.

Repare como a construção da imagem deixa a mensagem mais forte, além de ser um anúncio impossível de ignorar.

Quantas horas, dias, meses (anos?) investindo seu tempo em projetos para mudar sua vida no digital?

Quantos feriados, fins de semana, aniversários, festas e comemorações você teve que sacrificar?

A história certa é capaz de mudar a realidade de qualquer negócio.

E a chave do sucesso é conhecer o seu público.

Você tempo pouco tempo para decidir.

Quantas pessoas sentiram sua falta?

Quanto te custou chegar até aqui?

Não fique em cima do muro.

Como você se destaca?

Faça valer a pena.

Para se inspirar: clique aqui.

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti