Luz, Câmera, Ação

Não precisa aparecer, mas se quiser é bom.

Você é daquelas pessoas que pensam que, para ganhar dinheiro no mercado digital, precisam comprar dezenas de cursos e acompanhar um monte de conteúdos sobre o assunto?

Muitas pessoas, quando começam no marketing, acham que só terão sucesso se, desde o início, fizerem de tudo.

Precisam conhecer todas as áreas, dominar todos os assuntos, aprender todas as técnicas. Testam de tudo, fazem de tudo, mas sem ordem e sem plano. Resultado?

Percebem que nada daquilo impacta diretamente nos resultados, no aumento das vendas. E aí, entram em desespero:

"Eu já tentei de tudo! Por que não dá certo comigo?"

Bem, acontece que existe uma forma segura de dar os primeiros passos no mercado, e ela não envolve, necessariamente, saber e fazer de tudo.

O que fazer para trabalhar no digital?

17 horas por semana.

Essa é a média de tempo que as pessoas passam assistindo vídeos na internet.

No mundo do empreendedorismo, isso significa 17 horas que alguém está disponível para consumir conteúdo sobre o seu negócio.

Você está aproveitando essa janela de tempo do público?

Se uma imagem vale mais que mil palavras, quanto vale um vídeo?

Os conteúdos em vídeo são responsáveis por 65% de todo tráfego online.

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, com mais de 2 bilhões de espectadores mensais.

E o que isso muda na sua vida?

Bom, se você é uma pessoa que quer se destacar na internet, esse dado diz onde você deve focar boa parte dos seus esforços.

Mas temos muito o que discutir antes de você entender como usar vídeos nas suas estratégias.  Afinal, de nada adianta saber isso se você tem resistência a produzi-los.

Medo de aparecer, não dominar técnicas de edição, achar que precisa de super equipamentos…

Se você não gosta de aparecer em vídeos, pode ser que já tenha dado alguma dessas justificativas anteriores.

Neste post, você vai descobrir que nada disso é um problema. Na verdade, os vídeos podem ser uma solução.

Papel e caneta na mão.

Se você não quer aparecer, tudo bem ficar nos bastidores.

Existem diversas técnicas e formatos de conteúdo audiovisual que não precisam de nenhum rosto para terem boa performance.

Mas saiba que mostrar o rosto seja uma boa porque gera...

Conexão pessoal: cria uma conexão mais profunda, empática e íntima com seu público mostrando sua personalidade, suas expressões e suas reações.

Reconhecimento: um rosto familiar e associado à sua marca promove mais humanização, diferencial para se destacar no mercado;

Confiança: linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz ajudam a mostrar sua experiência e conhecimento, transmitindo confiança e profissionalismo.

Se mesmo assim você optar por não aparecer, sem problemas. Atualmente, existem muitos recursos que o seu rosto pode ficar de fora da estratégia.

Aqui vão alguns deles:

📸 Bancos de imagem: sites como Shutterstock, Pexels e Pixabay fornecem fotos e vídeos royalty-free para dar vida às suas ideias.

🤖 Ferramentas de IA: crie animações, personagens e até dublagens com ferramentas como o DALL-E 2 para gerar imagens, o Synthesia para criar avatares que se movem e falam como você, e o Respeecher para gerar voz.

🙈 Conteúdos sem mostrar o rosto: Explore formatos que não exigem que você apareça na tela. Tutoriais, animações, narrações e até mesmo vídeos que mostram seu point of view (POV).

Quanto a edição, ferramentas simples como o CapCut e o Adobe te permitem transformar seus vídeos em conteúdos engajadores sem gastar nada.

Utilize recursos como cortes, transições, efeitos e músicas para transformar suas gravações em vídeos profissionais.

E você não precisa de equipamentos de última geração. Grave vídeos de alta qualidade com o seu celular. A maioria dos smartphones possui câmeras com resolução Full HD ou 4K.

Inclusive, atualmente estamos vendo uma tendência de vídeos mais simples, sem super produções. Eles fazem as pessoas se sentirem mais conectadas a você e à sua mensagem.

O poder da simplicidade e autenticidade

Viu que medo de aparecer, falta de conhecimento em edição e de equipamentos profissionais não são impeditivos para você usar os vídeos a favor do seu negócio?

É possível produzir bons conteúdos com o que já tem disponível e investir em equipamentos com o tempo.

Duas trilhas de aprendizado que se complementam para ensinar tudo que você precisa saber para ter resultado com suas produções audiovisuais:

👁 Transformar sua visão em conteúdo: descubra como captar e manter a atenção do seu público, transformando suas ideias em vídeos que conversam com quem assiste.

💬 Engajar com seu dia a dia: aprenda a se colocar diante da câmera e a transformar momentos cotidianos em histórias envolventes que seu público vai adorar acompanhar.

Ring light, fundo verde e microfones são importantes em produções audiovisuais, mas você não precisa comprar isso tudo para começar. Trabalhe com o que você tem, até ter condições melhores para fazer algo melhor.

Saiba onde seu público está e o que ele deseja consumir; cada plataforma exige uma abordagem única para realmente entregar valor e engajar.

Você está pronto para impulsionar seu negócio com o potencial de engajamento dos vídeos ou ainda sente que precisa de mais ajuda?

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Leonardo Coletti

Leonardo Coletti