O novo luxo

Pensar e focar.

Uma nova era.

Sem paciência pra nada.

E a profundidade de um pires.

Ler virou privilégio e a ‘desigualdade cognitiva’ já é realidade.

Vivemos em um mundo onde o tempo de tela ultrapassou o tempo de leitura e a habilidade de se concentrar, refletir e formar sua própria opinião se enfraqueceu.

Pensar, ao que tudo indica, virou um luxo.

Mergulhar em textos longos?

Não leio textão, parceiro. 🤙

De todas as mini-pressões nas nossas próprias costas todo dia, talvez a única que faça o mínimo de sentido é a de ler mais.

Sabe aquela sensação que a gente vive focado no que deixamos de fazer?

Não me alimentei direito, não dormi cedo, não li um livro esse mês e ainda.

Tinha a meta de ler x páginas por dia.

Mas, na boa? Que saco tudo isso.

O problema não é apenas o volume de tempo gasto nas telas, mas como esse consumo digital molda nossos cérebros.

Como diz Cal Newport no livro Deep Work, o mundo online é feito pra te distrair o tempo todo com notificações e DMs, pop-up brigando pela sua atenção.

As redes são feitas para serem viciantes.

A quantidade de conteúdo, absurda.

Consumir tudo em picadinhos.

Sem espaço pra pensar.

Identidade, repertório e estratégia.

Calma, urgente.

Você pode estar fazendo tudo certo:

✓ Criando conteúdo "de valor";
✓ Postando com frequência;
✓ Investindo em tráfego;
✓ Seguindo tendências.

Mas ainda assim.

Pode ser que nem uma pessoa.

Esteja realmente prestando atenção.

A sensação é que ninguém está ouvindo?

O motivo é bastante simples:

No mundo digital, atenção não se conquista por acaso — se conquista com estratégia. Tem muita luz no fim do túnel. A gente só precisa abrir o olho.

Gary Vaynerchuk, um dos nomes influentes do marketing, revela em seu livro Trader de Atenção — traduzido pela H1 — como dominar essa moeda invisível que define o sucesso de negócios e pessoas.

Ele construiu marcas muito antes do hype começar.

Veja um pouco do que encontrará nesta obra:

🪙 Transforme atenção em lucro;

👀 Onde está o seu público (e como chegar lá antes dos outros);

🔑 As estratégias de conteúdo que constroem reputação e geram vendas;

⚠️ O jeito certo de usar as plataformas — sem se perder em métricas vazias ou em modismos passageiros.

☂️ Como transformar atenção em autoridade. E autoridade em crescimento real.

🔍 Frameworks para criar conteúdo de alto impacto — e como aplicar cada um, mesmo com poucos recursos e sem equipe.

🪁 O segredo dos criadores e marcas que crescem com consistência (sem depender de sorte ou viral).

Sem enrolação e modismos.

Direto, provocador. Necessário.

Se tem alguém que entende isso, é ele.

Antes de todo mundo falar em redes sociais, ele já usava o YouTube para transformar uma loja de vinhos em um império.

Antes do mundo corporativo entender a força da internet, ele fundou a VaynerMedia — e transformou a agência numa potência global, atendendo marcas como Pepsi, GE, Toyota e Unilever.

Gary Vee antecipou movimentos, previu comportamentos e ensinou uma geração a usar o digital para construir marcas, reputação e negócios duradouros.

Seu negócio não sobrevive de likes. 💜

No mundo atual, onde a maioria das pessoas pula de treinamento em treinamento sem implementar nada, sua consistência te coloca em outro patamar.

Hoje, celebramos todos aqueles que carregam a curiosidade como hábito e o aprendizado como escolha.

Seja no início da sua jornada ou no auge da sua carreira, é essa sede de conhecimento que mantém você no caminho do êxito.

Crescendo e evoluindo a cada dia.

Estou animado para continuar!

Organização é a única saída.

A nossa jornada continua.

Quero você ao meu lado.

Criatividade não é dom.

E sim um processo.

Forte abraço.

Para seguir no Instagram: clique aqui.

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti

Jornalista, DJ e Creator.
Brazil