Desperte fortes emoções

Av. Paulista (Foto de: Yuri Catalano)

Planejamento e conexão.

Essas são as chaves para conduzir estratégias de marketing bem-sucedidas.

Quando o assunto é gerar conexão, o caminho mais certeiro é contar histórias.

Elas têm poder de chamar e reter a atenção das pessoas, despertando emoções e tornando a sua solução a alternativa mais óbvia.

Além disso, boas histórias ficam marcadas na mente do público e inspiram ações. Imagina só o que você pode alcançar no seu negócio dominando essa técnica.

Hoje é segunda-feira de carnaval, e é claro que a 1% iria desfilar na sua caixa de entrada. Você é uma pessoa carnavalesca ou não? Bom, independentemente disso, o evento é o centro das atenções no começo do ano.

Setores inteiros se movimentam no ritmo da festa, e toda essa atenção pode ser benéfica para o seu negócio. Isso estava no planejamento?

Sabia que, quando você pensa em estratégias para alavancar os resultados do seu negócio, a resposta pode estar no calendário? Para muitas pessoas, o carnaval é apenas um momento de descanso e descontração.

Para alguns empreendedores, no entanto, a data representa uma das maiores oportunidades de negócio do ano.

Sim, mesmo que você não seja um fabricante de glitter ou de fantasias, pode aproveitar os movimentos econômicos proporcionados pelos foliões.

É tudo uma questão de ponto de vista e olhar atento às oportunidades.

Seu negócio também vai pular Carnaval? 

Lucro ou prejuízo

Confira alguns exemplos na prática...

Vamos supor que você seja uma nutricionista.

A chegada das festas naturalmente faz com que as pessoas queiram perder peso, certo?

Por que não pensar em ações especiais para esse período, como um desafio de emagrecimento no Instagram em janeiro?

Com certeza isso vai aumentar seu engajamento e aquecer os seus seguidores.

Agora, imagine que você é maquiadora ou trabalha em um salão de beleza.

Nessa época, a demanda por serviços de beleza, como maquiagem artística, penteados elaborados e aplicação de adereços aumenta significativamente.

Você pode aproveitar essa oportunidade oferecendo pacotes promocionais, além de promover tutoriais de maquiagem e penteados nas redes sociais para atrair uma audiência maior e, consequentemente, novos clientes.

Viu como a mesma data pode abrir diferentes oportunidades? Isso é sazonalidade.

Padrões ou flutuações recorrentes de consumo e comportamentos que ocorrem em determinadas épocas do ano.

Por isso, não deixe de lado o calendário na hora de planejar as ações de marketing e vendas.

Ao longo do ano, naturalmente vão existir picos de comportamento que podem ser reverter em lucro para o seu negócio.

O oposto também é verdadeiro. Pode haver meses de menor movimento.

E para não ficar no vermelho, é preciso prever quando isso irá acontecer e traçar estratégias para equilibrar as finanças.

Você pode parar... o seu negócio não.

Eu aposto que você, como muitas outras pessoas, passou a virada de ano com a expectativa lá em cima.

Você pediu que 2024 fosse um marco de transformação e sucesso na sua vida. Como se um novo ano fosse capaz, por si só, de te trazer coisas novas.

Mais de 1 mês já se passou.

E o que mudou até agora?

Você continua sendo a mesma pessoa, né?

No ano seguinte, não será oposto. Na segunda, não fica mais fácil começar a dieta.

Então eu te pergunto: o que o dia 1º de janeiro tem de diferente do dia 14 de dezembro, por exemplo?

Essa é a reflexão que eu trouxe. Apesar de tudo, parece que, quanto mais tempo passa, mais sentido ele faz.

Por isso, meu conselho para você é:

Antes de desejar muitas coisas para 2024, entenda que os dias têm igual potencial para promover transformação.

E, se você não desenhar, esse ano vai ser exatamente como o ano passado. Para fazer a diferença, você também precisa estar presente para as oportunidades que cruzarão o seu caminho, seja qual for o dia.

Na internet, o dinheiro se conquista. Se faz por onde. Entenda que quem “ganha” gera valor gratuitamente e depois oferece algo que é pago.

O dinheiro que existe no mundo está aí. E ele troca de mão quando você agrega valor. Ele tende a ir na direção de quem agrega mais valor.

A verdade é uma - existe plantar e colher.

Plantar: agregar valor gratuitamente.

Colher: fazer sua oferta.

Faz sentido?

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti