Tudo se repete quando nada muda

Seu posicionamento define o modelo de negócio.

Sabe aquela sensação de estar no lugar certo e na hora certa?

Pois é, isso tem tudo a ver com a origem da palavra "oportunidade".

Vamos viajar no tempo até a Roma Antiga para entender melhor.

Os romanos, com sua rica mitologia, tinham um deus chamado Portunus. Um deus que era o guardião das chaves e portas, simbolizando as passagens e inícios.

O nome dele vem de "portus", que significa "passagem" — e é daí que vem a palavra "porto", aquele lugar onde os barcos encontram seu refúgio após suas viagens.

Agora, junte essa ideia de "portus" com o prefixo "ob-", que os romanos usavam para indicar algo como "em direção a" ou "para".

O que temos?

"Opportunus", que significa algo como "o que empurra para o porto".

Pense nisso como um vento favorável ou aquela onda que os marinheiros esperavam para levar seus barcos em segurança até o porto.

Daí para o conceito de "oportunidade": aquela força ou, talvez, um momento que nos empurra na direção certa, para um lugar seguro ou conveniente.

Você sabe identificar essas condições favoráveis?

No mundo dos negócios, o sucesso muitas vezes depende da habilidade de identificar e agarrar as oportunidades no momento certo.

Algumas das maiores empresas do mundo falharam exatamente por não fazer isso.

Por que Nokia, Kodak e Blockbuster faliram?

Linha do tempo da telecomunicação.

Você provavelmente já teve um celular da Nokia, não é mesmo?

A empresa liderou o setor de aparelhos móveis no início dos anos 2000.

Em 2007, quando o iPhone ingressou no mercado com uma câmera de 2 megapixels e sem conexão 3G, a Nokia tinha metade do marketshare mundial de smartphones.

Na época, a empresa finlandesa não se sentiu ameaçada pela Apple.

Com isso, deixou de investir em melhorias de software e hardware, de modo que não conseguiu acompanhar o crescimento das outras fabricantes.

Hoje, a marca da maçã é a segunda mais presente no mercado, enquanto a Nokia não existe mais.

A queda de uma gigante.

Kodak é outro exemplo clássico de uma empresa que não soube aproveitar o momento.

A inventora da câmera digital, hesitou em abraçar totalmente essa inovação, temendo canibalizar seu lucrativo negócio de filmes fotográficos.

Como resultado, perdeu a chance de liderar no novo mercado de fotografia digital, levando à sua eventual falência.

“Blockbuster”, série inspirada na famosa rede de videolocadoras norte-americana.

Você se lembra da Blockbuster? A gigante de aluguel de filmes e jogos perdeu seu mercado ao não se adaptar às mudanças dos consumidores.

E sabe o que é mais impressionante? A empresa teve a oportunidade de comprar a Netlfix, em setembro dos anos 2000, por apenas R$ 50 milhões, mas o CEO considerou uma piada.

A história das grandes falências por não saber identificar e aproveitar oportunidades não para por aí. Toys R Us, conhecida por suas grandes lojas de brinquedos, não conseguiu se adaptar ao crescente mercado de e-commerce.

A empresa subestimou a importância de uma forte presença online e falhou em criar uma experiência de compra digital envolvente, o que levou ao seu fim em 2017.

Da mesma forma, a Sears, um ícone do varejo americano, lutou para se manter relevante em uma era dominada pelo comércio eletrônico.

A empresa não conseguiu inovar e adaptar seu modelo de negócio para competir com novos players, resultando em uma longa e lenta queda para a irrelevância.

Todas essas empresas se consideravam muito confortáveis em seu mercado.

Subestimaram as mudanças que a sociedade estavam passando e perderam seu espaço para aquelas marcas que abraçaram a inovação.

O comodismo custa caro.

4 Pilares para identificar oportunidades de mercado:

1. Analise seus concorrentes: lacunas na atuação dos seus concorrentes são oportunidades para você. Observe seus produtos/serviços, entenda sua estratégia de marketing, posicionamento e como eles interagem com os clientes;

2. Acompanhe novas tecnologias: novas tecnologias podem melhorar seu serviço/produto, gerar economia ou agilidade, atender demandas dos consumidores e tornar seu negócio mais competitivo;

3. Entenda os consumidores: quanto mais você entender o que seus clientes realmente precisam e desejam, mais fácil será identificar oportunidades para atendê-los de maneira excepcional;

4. Aprenda com outros nichos: explore outros setores. Eles podem ter soluções que possam ser adaptadas ao seu contexto, gerando inovação e diferencial competitivo.

Às vezes, a vida nos sussurra oportunidades ao invés de gritá-las.

Lembra das gigantes que caíram porque não souberam ouvir? Blockbuster, Kodak, Nokia... elas nos ensinam que reconhecer e agarrar a chance certa é crucial.

O marketing está mudando.

Os anúncios intrusivos estão dando lugar às narrativas envolventes. Você está acompanhando essa tendência?

Não importa se você já tem um negócio ou ainda quer migrar para o mercado digital.

Para ser e continuar relevante nesse ambiente, é preciso se conectar com o público.

E você já sabe quem faz isso não é mesmo?

Quem domina a arte da persuasão.

Você pode ser um dos profissionais mais valiosos do mercado digital ou ser a peça-chave para impulsionar seu negócio.

Como já disse, as oportunidades que podem transformar nossa vida não gritam pra gente. Elas apenas aparecem. Cabe a nós identificá-las.

Só cuidado para não perceber tarde demais.

Você vai agarrar essa chance?

Um detalhe muda tudo.

Forte abraço,

Léo Coletti

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti