Caça ao tesouro

Coloque o seu negócio no mapa.

O Google faturou 48 bilhões de dólares em anúncios em 2023, um aumento de 11% comparado ao ano anterior.

Ou seja, mais empresas estão apostando na plataforma para gerar tráfego para seus sites e páginas.

Na prática, isso significa mais concorrência e aumento nos preços dos leilões.

Não é à toa que o Índice de Preços do Google Ads (GPI) subiu 68% no Brasil de 2016 para 2023.

Esse crescimento na receita dos anúncios no Google também mostram que os empreendedores estão cada vez mais dependentes de anúncios.

E isso é um problema sério!

Especialmente porque os links patrocinados recebem entre apenas 15% e 20% do total de cliques, de acordo com a Semrush.

A Hubspot também mostrou que 70% dos usuários do Google clicam em resultados orgânicos, enquanto apenas 30% clicam em links patrocinados.

Ou seja, além de pagar um preço cada vez mais alto, os anúncios ainda têm menos tráfego do que os resultados orgânicos.

O lugar mais caro da internet.

Agora você deve estar se perguntando:

Qual é o melhor lugar para minha empresa?

A primeira posição orgânica da pesquisa do Google!

Olha só esses dados da Poll the People:

💡 A taxa de cliques (CTR) para a #1 posição orgânica é entre 2% e 5%, enquanto a CTR para os links patrocinados é entre 0,5% e 2%;

💡 A #1 posição recebe 34% do tráfego orgânico;

💡 Melhorar da #2 posição para a #1 posição dobrará seu tráfego orgânico;

💡 A #1 posição vale mais que a #2, #3, #4 e #5 posições combinadas;

💡 Somente a #1 posição é mais que a #5 até a #20 posições juntas. O maior salto de aumento de tráfego (143%) é de #11 para #10, quando seu site sai da segunda página e vai para primeira.

O lugar mais caro da internet é a primeira posição orgânica do Google.

Sim, o topo da página de resultados do Google o ponto mais concorrido do mercado por causa da grande visibilidade e potencial de tráfego.

O algoritmo do buscador analisa diversos fatores dos sites para formar o ranking e colocar as páginas em suas devidas posições.

Abaixo um checklist para otimizar seu site!

A seguir, você aprende quais elementos do seu site precisa prestar atenção para conseguir chegar no topo da primeira página, sem pagar nada.

Conteúdo

• Relevância do Texto: assegure-se de que o conteúdo é altamente relevante para as palavras-chave alvo.

• Qualidade do Conteúdo: produza conteúdo de alta qualidade que agregue valor ao leitor.

• Cobertura de Palavras-chave: incorpore palavras-chave relevantes de forma natural no conteúdo.

• Contagem de Palavras na Página: crie conteúdos com uma contagem de palavras adequada à profundidade do assunto tratado.

• Atualização do Conteúdo: mantenha o conteúdo atualizado regularmente.

SEO On-Page

• Títulos e Metadescrições: otimize os títulos e meta-descrições com palavras-chave relevantes.

• URLs Amigáveis: utilize URLs claras, contendo a palavra-chave alvo e amigáveis para SEO.

• Imagens e Alt Tags: otimize as imagens e use tags alt descritivas.

• Estrutura de Conteúdo: use cabeçalhos (H1, H2, H3) para organizar o conteúdo.

• Links Internos: inclua links internos para páginas relevantes dentro do seu site.

• Legibilidade: certifique-se de que o conteúdo é escaneável, fácil de ler e entender.

SEO Off-page

• Backlinks de Qualidade: foque em obter backlinks de sites relevantes e autoritários.

• Perfis Sociais e Menções de Marca: mantenha perfis ativos nas redes sociais e busque menções de sua marca.

SEO Técnico

• Mobile-Friendly: assegure-se de que seu site é responsivo e funciona bem em dispositivos móveis.

• Velocidade do Site: otimize a velocidade do site para carregamentos rápidos.

Vale ressaltar que o trabalho de SEO gera resultados a médio e longo prazo.

Isso porque demora um tempo para o algoritmo indexar páginas, entender os fatores de ranqueamento e posicionar o seu site.

Contudo, essas otimizações maturam ao longo do tempo, então qualquer otimização feita hoje é um investimento no tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, economia em anúncios.

Aprenda de uma vez por todas a importância de um site responsivo e com boa usabilidade, para aparecer no topo da busca orgânica do Google.

Sorte é estar no lugar certo, na hora certa. Já ouviu isso, não é?

E se existe o tal desse lugar. Afinal, onde ele fica?

Na internet, para crescer, é preciso estratégia.

Você quer alcançar o 1º lugar?

Para se inscrever no meu canal: clique aqui.

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti