Tristeza não tem fim

Ajude e seja ajudado.

Já se perguntou por que outros perfis do Instagram parecem estar em crescimento constante, enquanto o seu perde seguidores a cada dia?

Por que seus posts não surtem o efeito esperado?

Já se perguntou onde está o erro?

Eu sei o motivo.

E a culpa não é sua.

Você tenta se conectar com seu público-alvo; gasta horas – às vezes, dias – encarando a página em branco, em busca das palavras certas…

Mas o resultado é sempre o mesmo: poucas curtidas e alguns comentários dos seus familiares e amigos.

Quando todo mundo está ganhando dinheiro na internet, menos você, dá vontade de desistir.

Isso é frustrante.

O marketing digital não tem nada de fantástico, misterioso ou infalível como alguns dizem.

É marketing, que já existe há muitos anos, feito online com as ferramentas que dispomos atualmente.

Então por que é vendido a falsa ideia de que é possível enriquecer como num passe de mágica?

Essas pessoas usam a oportunidade que a internet abre para lucrar iludindo quem sonha com uma vida melhor.

E você deve estar se perguntando que oportunidade é essa.

Pense só, antes da vida conectada, as empresas dependiam:

•  da mídia tradicional, que é cara;

•  do boca a boca, que é inconstante e limitado, ou;

•  de ter um ponto comercial bem localizado para ter visibilidade, que nem sempre é possível.

Era até comum que equipes de vendas batessem de porta em porta para abordar potenciais clientes.

Um advogado recém-formado, por exemplo, iria precisar de muita ajuda do seu ciclo social para ser indicado para casos e começar a fazer seu nome na cidade.

Hoje, esse mesmo advogado pode criar um perfil nas redes sociais e aplicar estratégias para captar clientes de todo país.

O que mudou?

Às vezes é tempo de recomeçar.

A internet é um palco com microfone aberto para quem quiser subir e falar.

Um palco 360º que permite alcançar um grande número de pessoas, independentemente de onde elas estejam, com esforço muito menor.

E melhor: coletando dados desse público.

Para saber o que eles gostam de ouvir.

Mas isso não tem nada de mágico, é só tecnologia.

Esta verdade pode parecer chata, mas te liberta de procurar alternativas mirabolantes para começar a atuar aqui no digital.

Agora, voltando aos mitos que você precisa fugir — e às verdades, que podem não ser o que você esperava.

Começando pelo maior de todos: o mito de ganhar dinheiro fácil.

A verdade que pode ser difícil de engolir é que apenas o trabalho enriquece.

Não existe renda passiva aqui na internet.

Não é sobre colocar uma campanha para rodar e ver o lucro entrando na conta.

É preciso trabalhar com consistência, postar todos os dias, analisar resultados, aprender com os erros, otimizar estratégias e aprender continuamente.

Se você estiver comprometido com seu negócio, vai ganhar dinheiro, mas não espere que isso aconteça da noite para o dia.

E aí chegamos ao segundo mito, e à segunda verdade: me dê 10 anos.

Essa é uma frase do Ícaro de Carvalho, que quer dizer que, mesmo que você esteja começando agora, do zero, com trabalho consistente, os resultados vêm.

Só depende de você.

O que nos leva ao terceiro mito de que o terreno é a internet, quando, na verdade, é você.

A internet é apenas o canal que você vai utilizar para aplicar suas habilidades, compartilhar seu conhecimento e ganhar dinheiro.

Por isso, o maior investimento que você pode fazer é em si mesmo.

Trabalhe em cima das suas habilidades.

Aprenda e seja 1% melhor a cada dia.

O terreno é você.

Em 10 anos, como você vai estar?

Para quem está começando agora, um dos maiores ensinamentos que podemos dar é: o nicho te protege.

As mesmas pessoas que falam de ganhar dinheiro fácil também dizem que você pode vender para todo mundo.

Nicho é um segmento de mercado.

A sacada é descobrir qual segmento específico você atende para eliminar a concorrência.

Por exemplo, você é um psicólogo.

Existem muitos profissionais vendendo seus serviços na internet.

Como se diferenciar?

Delimitando seu público.

Quando você se posiciona como um psicólogo especialista em crianças autistas, além de valorizar o seu trabalho, define seu nicho de mercado

Assim, deixa de competir com uma parcela considerável de psicólogos que não têm o mesmo foco que você.

E o último mito, mas que tem um fundo de verdade, é que empreender no digital é solitário.

Pode ser que seus amigos tenham outros empregos, que seus pais não entendam o que você faz e que seu marido ache que você só fica no celular.

Essa é a parte que é verdade.

Mas o caminho não precisa ser solitário.

Por isso, fazer parte uma comunidade que vive os mesmo desafios que você faz tanta diferença.

É preciso ter alguém para conversar, compartilhar e pedir ajuda.

A internet é o maior mercado do mundo.

Mas com crescimento não tão feliz.

Dê o primeiro passo.

Saia do lugar.

É possível recalcular a rota e fazer dar certo.

Traçando o seu caminho

Como você viu, a internet é cheia de oportunidades para quem quer trabalhar.

Existem vários caminhos e, para escolher o seu, é preciso primeiro olhar para dentro.

  • Quais são suas habilidades?
  • Do que você gosta de fazer?
  • Qual é sua forma de ver o mundo?
  • Em que você é bom e talentoso?
  • O que você não se vê fazendo de jeito nenhum?

Com essas respostas, você terá mais conhecimento sobre si mesmo.

A partir daí, é hora de olhar para as profissões do mercado para entender quais se alinham ao seu perfil.

Por exemplo, se você já sabe que detesta escrever, copywriting pode não ser o melhor caminho.

Existem três tipos de pessoas:

🧠 Analítico:

  • Bom em analisar e resolver problemas;
  • Lógico e racional;
  • Pensamento crítico;
  • Detalhista;
  • Muito organizado;

💡 Criativo:

  • Gosta de explorar ideias novas;
  • Perspectivas diferentes;
  • Pensa fora da caixa;
  • Valoriza originalidade.

🔨 Prático:

  • Bom em aplicar conhecimento para executar soluções;
  • Orientado para ação;
  • Valoriza experiências práticas;
  • Resolve problemas.

Algumas pessoas podem ser 100% analíticas, criativas ou práticas, enquanto outras podem ser uma mistura entre dois ou três perfis.

Como você se identifica?

Para acompanhar as principais mudanças do mercado digital: clique aqui.

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti