Se arrependimento matasse

A que custo você quer chegar no topo?

'Eu sou irresponsável com a minha própria vida. Cada um que cuide da sua', disse Pablo Marçal, influenciador digital que promove cursos de liderança e conduziu uma arriscada expedição ao Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira. Um dos principais destinos para quem pratica trekking no Brasil, a montanha também é o terceiro ponto mais alto do Estado de São Paulo, formado por um grande maciço rochoso com paredões íngremes.

Mesmo contra todos os alertas, por causa do mau tempo, o coach investigado por crimes eleitorais expôs um grupo com mais de 60 pessoas ao risco, no dia 04 de janeiro de 2022. Um desafio que promoveu muita irresponsabilidade.

Montanhismo, alpinismo e escalada são termos frequentemente usados para descrever atividades relacionadas à exploração e conquista de montanhas e terrenos rochosos. Embora sejam termos relacionados, cada um deles tem suas próprias nuances e focos específicos. Aqui está a diferença entre eles:

O montanhismo é uma atividade associada à exploração e caminhada em montanhas. Envolve o deslocamento por terrenos variados, como trilhas, caminhos, colinas e picos. Pode abranger diferentes níveis de dificuldade e pode ser praticado tanto em montanhas baixas como em grandes montanhas.

O alpinismo é um ramo do montanhismo que se concentra em conquistar montanhas de grande altitude, normalmente acima de 2.500 metros de altura, para ser caracterizado como modalidade. Envolve desafios técnicos significativos, como lidar com terrenos glaciais, condições climáticas extremas e escaladas em rochas e gelo. Os alpinistas usam equipamentos especializados, como crampons, piolets e cordas, para ajudá-los a enfrentar os desafios da escalada em alta altitude.

Já a escalada é a atividade de subir paredes rochosas, seja em montanhas, formações rochosas ou paredes artificiais. É uma prática que requer habilidades técnicas, força física e mental, bem como o uso de equipamentos específicos, como sapatos de escalada, arnês e cordas. Pode ser realizada em diferentes estilos, não é necessário uma altura definida, afinal pode ser feita em ginásios e academias.

Em um breve resumo, podemos dizer que o montanhismo é uma atividade geral de exploração de montanhas, enquanto o alpinismo é uma forma mais técnica e desafiadora de montanhismo, focada em montanhas de alta altitude. A escalada, por sua vez, é a prática de subir paredes rochosas e pode ser realizada tanto como parte do montanhismo em geral, quanto como uma atividade independente.

Praticar montanhismo no Brasil sem gastar muito dinheiro é possível seguindo algumas estratégias. Aqui estão algumas dicas para economizar:

Pesquise destinos acessíveis: o Brasil possui uma grande variedade de destinos montanhosos, desde serras até cadeias de montanhas. Pesquise por opções próximas à sua região, que possam ser alcançadas com um custo menor de transporte.

Monte um grupo ou participe de clubes: juntar-se a um grupo de montanhismo ou clube local pode ser uma ótima maneira de dividir os custos com transporte, equipamentos e acomodação. Além disso, você pode compartilhar conhecimento e experiências com outros montanhistas.

Trilhas autoguiadas: em vez de contratar guias ou agências, escolha trilhas autoguiadas que sejam acessíveis e bem sinalizadas. Dessa forma, você economiza em taxas de guias e pode desfrutar da aventura por conta própria.

Alugue equipamentos: se você está começando e não tem um orçamento grande para comprar equipamentos novos, considere alugar equipamentos. Existem lojas de equipamentos esportivos que oferecem opções de aluguel, e você pode encontrar itens em bom estado em grupos de montanhismo, classificados online ou brechós especializados.

Acampe em áreas permitidas: em muitas áreas de montanhismo, você pode acampar gratuitamente ou a um custo baixo em acampamentos autorizados. Isso economiza dinheiro em hospedagem e permite que você fique mais próximo da natureza durante a sua jornada.

Esteja preparado e treinado: invista tempo em aprender habilidades essenciais de montanhismo, como navegação, técnicas de escalada e primeiros socorros. Quanto mais preparado você estiver, menor será a necessidade de contratar serviços ou pagar por cursos especializados.

Lembre-se sempre de priorizar a segurança durante suas atividades de montanhismo. Esteja ciente das condições climáticas, siga as orientações locais, leve um kit de primeiros socorros e informe alguém sobre o seu plano de viagem.

'Você nasceu para subir montanhas, a sociedade que te corrompeu e fez você ser responsável demais e não se arriscar. Arrisque-se, mas não abuse.'

Muitas pessoas quando chegam na vida adulta sentem falta de ter novos frios na barriga. Por esse motivo saiar da zona de conforto e buscar novas aventuras é uma maneira de renovar as energias. Alguns dos melhores momentos da nossa vida são de aventura, quando não sabemos se vai dar certo. Somos movidos por desafios.

A dedicação para chegar lá no topo mais alto é prazerosa, apesar dos muitos desafios. Você não precisa ser um super-herói e ter superpoderes para fazer o cunhe de uma alta montanha. O montanhismo é mais do que um esporte, ele também é cultura e forma de lazer.

A montanha pode te dar muita coisa legal, e tirar também. Por outro lado, é bom ver pessoas vivendo daquilo que são apaixonadas, isso é inspirador.

O que te enche de vitalidade?

Se dedique e divirta-se.

Complete a natureza.

Para conhecer as principais histórias do montanhismo do Brasil e do mundo, siga o geógrafo e montanhista brasileiro Pedro Hauck, autor de diversos livros sobre o tema e um dos montanhistas mais experientes da América do Sul. Além de sócio da loja e do portal AltaMontanha, e guia na sua empresa Soul Outdoor.

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti