Já se perguntou por que outros perfis do Instagram parecem estar em crescimento constante, enquanto o seu perde seguidores a cada dia?
Por que seus posts não surtem o efeito esperado?
Já se perguntou onde está o erro?
Eu sei o motivo.
E a culpa não é sua.
Você tenta se conectar com seu público-alvo; gasta horas – às vezes, dias – encarando a página em branco, em busca das palavras certas…
Mas o resultado é sempre o mesmo: poucas curtidas e alguns comentários dos seus familiares e amigos.
Quando todo mundo está ganhando dinheiro na internet, menos você, dá vontade de desistir.
Isso é frustrante.
O marketing digital não tem nada de fantástico, misterioso ou infalível como alguns dizem.
É marketing, que já existe há muitos anos, feito online com as ferramentas que dispomos atualmente.
Então por que é vendido a falsa ideia de que é possível enriquecer como num passe de mágica?
Essas pessoas usam a oportunidade que a internet abre para lucrar iludindo quem sonha com uma vida melhor.
E você deve estar se perguntando que oportunidade é essa.
Pense só, antes da vida conectada, as empresas dependiam:
• da mídia tradicional, que é cara;
• do boca a boca, que é inconstante e limitado, ou;
• de ter um ponto comercial bem localizado para ter visibilidade, que nem sempre é possível.
Era até comum que equipes de vendas batessem de porta em porta para abordar potenciais clientes.
Um advogado recém-formado, por exemplo, iria precisar de muita ajuda do seu ciclo social para ser indicado para casos e começar a fazer seu nome na cidade.
Hoje, esse mesmo advogado pode criar um perfil nas redes sociais e aplicar estratégias para captar clientes de todo país.
O que mudou?
A internet é um palco com microfone aberto para quem quiser subir e falar.
Um palco 360º que permite alcançar um grande número de pessoas, independentemente de onde elas estejam, com esforço muito menor.
E melhor: coletando dados desse público.
Para saber o que eles gostam de ouvir.
Mas isso não tem nada de mágico, é só tecnologia.
Esta verdade pode parecer chata, mas te liberta de procurar alternativas mirabolantes para começar a atuar aqui no digital.
Agora, voltando aos mitos que você precisa fugir — e às verdades, que podem não ser o que você esperava.
Começando pelo maior de todos: o mito de ganhar dinheiro fácil.
A verdade que pode ser difícil de engolir é que apenas o trabalho enriquece.
Não existe renda passiva aqui na internet.
Não é sobre colocar uma campanha para rodar e ver o lucro entrando na conta.
É preciso trabalhar com consistência, postar todos os dias, analisar resultados, aprender com os erros, otimizar estratégias e aprender continuamente.
Se você estiver comprometido com seu negócio, vai ganhar dinheiro, mas não espere que isso aconteça da noite para o dia.
E aí chegamos ao segundo mito, e à segunda verdade: me dê 10 anos.
Essa é uma frase do Ícaro de Carvalho, que quer dizer que, mesmo que você esteja começando agora, do zero, com trabalho consistente, os resultados vêm.
Só depende de você.
O que nos leva ao terceiro mito de que o terreno é a internet, quando, na verdade, é você.
A internet é apenas o canal que você vai utilizar para aplicar suas habilidades, compartilhar seu conhecimento e ganhar dinheiro.
Por isso, o maior investimento que você pode fazer é em si mesmo.
Trabalhe em cima das suas habilidades.
Aprenda e seja 1% melhor a cada dia.
O terreno é você.
Em 10 anos, como você vai estar?
Para quem está começando agora, um dos maiores ensinamentos que podemos dar é: o nicho te protege.
As mesmas pessoas que falam de ganhar dinheiro fácil também dizem que você pode vender para todo mundo.
Nicho é um segmento de mercado.
A sacada é descobrir qual segmento específico você atende para eliminar a concorrência.
Por exemplo, você é um psicólogo.
Existem muitos profissionais vendendo seus serviços na internet.
Como se diferenciar?
Delimitando seu público.
Quando você se posiciona como um psicólogo especialista em crianças autistas, além de valorizar o seu trabalho, define seu nicho de mercado
Assim, deixa de competir com uma parcela considerável de psicólogos que não têm o mesmo foco que você.
E o último mito, mas que tem um fundo de verdade, é que empreender no digital é solitário.
Pode ser que seus amigos tenham outros empregos, que seus pais não entendam o que você faz e que seu marido ache que você só fica no celular.
Essa é a parte que é verdade.
Mas o caminho não precisa ser solitário.
Por isso, fazer parte uma comunidade que vive os mesmo desafios que você faz tanta diferença.
É preciso ter alguém para conversar, compartilhar e pedir ajuda.
A internet é o maior mercado do mundo.
Mas com crescimento não tão feliz.
Dê o primeiro passo.
Saia do lugar.
Traçando o seu caminho
Como você viu, a internet é cheia de oportunidades para quem quer trabalhar.
Existem vários caminhos e, para escolher o seu, é preciso primeiro olhar para dentro.
- Quais são suas habilidades?
- Do que você gosta de fazer?
- Qual é sua forma de ver o mundo?
- Em que você é bom e talentoso?
- O que você não se vê fazendo de jeito nenhum?
Com essas respostas, você terá mais conhecimento sobre si mesmo.
A partir daí, é hora de olhar para as profissões do mercado para entender quais se alinham ao seu perfil.
Por exemplo, se você já sabe que detesta escrever, copywriting pode não ser o melhor caminho.
Existem três tipos de pessoas:
🧠 Analítico:
- Bom em analisar e resolver problemas;
- Lógico e racional;
- Pensamento crítico;
- Detalhista;
- Muito organizado;
💡 Criativo:
- Gosta de explorar ideias novas;
- Perspectivas diferentes;
- Pensa fora da caixa;
- Valoriza originalidade.
🔨 Prático:
- Bom em aplicar conhecimento para executar soluções;
- Orientado para ação;
- Valoriza experiências práticas;
- Resolve problemas.
Algumas pessoas podem ser 100% analíticas, criativas ou práticas, enquanto outras podem ser uma mistura entre dois ou três perfis.
Como você se identifica?
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