Razão ou emoção...
Eis a pergunta que fica:
Qual tem mais influência sobre você?
Uma coisa é inegável: audiência dá dinheiro.
Agora, como construí-la que é a grande questão…
Se o seu objetivo é se comunicar na internet, você precisa de técnica.
Com uma escrita persuasiva, você pode dominar a arte de ser notado, compreendido e aclamado.
Para conquistar a atenção, em meio a tantas distrações que o leitor encontra na internet, você precisa ser lido, sem deixar a sua comunicação rasa.
Importante saber como criar um bom título, como usar jogos de palavras e, até mesmo, humor.
Na internet, as maiores audiências são conquistadas através dessas e outras qualidades, incluindo escrever textos convincentes.
Suas ideias precisam de técnica para emocionar, inspirar, promover reflexão e persuadir.
Imagine se você tivesse começado a registrar seus pensamentos nas redes sociais. Todos os dias, um novo texto.
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Você se considera uma pessoa racional ou emocional?
Neste momento, você pode estar relutante em se assumir uma pessoa que age conforme as emoções. “Eu tenho o controle sobre os meus sentimentos” é uma frase que transparece confiança, de fato.
Mas a verdade é que todos, sem exceção, tomam ações com base nas emoções. Inclusive decisões de compras.
Dominar a ciência por trás das emoções é um aspecto fundamental para todo profissional, especialmente se você é empreendedor ou trabalha com marketing digital.
Vou propor uma reflexão: pense no último produto que você comprou.
Não importa se ele custou R$5 ou R$500. Pense nele e em tudo que você considerou antes de comprá-lo.
Para você, esse processo de decisão foi racional ou emocional?
Por mais que você atribua racionalidade à sua escolha, pode acreditar: ela foi profundamente influenciada pelo que você sente e pela sua intuição.
De acordo com o professor e pesquisador de Harvard Gerald Zaltman, considerado o “pai” do neuromarketing e autor de mais de 20 livros sobre o tema, 95% das decisões de compra são inconscientes.
Isso mesmo: 95% das decisões de compras são dominadas pela emoção.
Agora considere estas situações do cotidiano:
O que leva uma mãe a optar por determinada marca de fralda para o seu filho? Certamente a preocupação com o bem-estar e a saúde dele.
O que leva um jovem senhor a escolher um carro importado e não um nacional? Provavelmente o poder que o status social de um carro importado carrega.
Não dá para negar: emoções vendem.
Basta pensar nas campanhas publicitárias milionárias mais famosas da história. Quase nenhuma delas fala sobre produtos.
Elas falam sobre emoções, sobre elementos humanos como alegria, compaixão, medo e tristeza. E isso não é à toa…
Não importa qual seja a sua atuação aqui no mercado digital, de infoprodutor a profissional liberal: você precisa saber despertar as emoções certas para vender mais.
PASSO 1
Entender o sentimento que cada emoção causa.
Toda emoção gera um sentimento. E todo sentimento tende a gerar uma ação.
Engana-se quem pensa que persuadir é falar apenas sobre os atributos técnicos dos produtos ou de seus benefícios.
Da culpa à confiança, do medo à esperança, cada emoção tem o poder de moldar as decisões do consumidor.
Por isso, lembre-se: cada interação, seja com um anúncio, uma página de vendas ou um vídeo promocional, é uma oportunidade de influenciar as decisões através do impacto emocional.
PASSO 2
Entenda a ação que cada emoção desencadeia.
Vender é persuadir. Portanto, para conduzir o seu lead ou prospect até a venda, você precisa estimular as emoções certas.
E como essas emoções impactam diretamente no inconsciente do seu cliente para que ele tome a decisão de comprar de você?
Não esqueça disso: cada interação do seu cliente ou da sua marca precisa deixar uma marca emocional nele.
Afinal, como diz a escritora Maya Angelou:
“As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir.”
Para persuadir, você precisa saber tocar na emoção das pessoas.
E engana-se quem pensa que isso é um dom ou uma habilidade inata.
Para escrever de forma cativante, persuasiva e efetiva, você precisa praticar:
• Estabelecer uma conexão de confiança com as pessoas através das emoções;
• Fugir do óbvio e chamar a atenção do público com as técnicas certas;
• Alavancar as vendas dos seus produtos na internet.
Nem todo mundo aprendeu sobre comunicação e atendimento ao cliente. No entanto, comunicar-se bem é um pilar quando o assunto é trabalhar na internet.
Com uma pesquisa de mercado, além de entender exatamente o que o seu cliente quer comprar, você ainda descobre as dores e os desejos, se diferenciando da concorrência por oferecer a melhor solução.
Desenvolver uma escrita interessante e persuasiva é possível quando você aprende do jeito certo, com a pessoa certa. Seu cérebro é como um músculo, e treinando corretamente, a habilidade floresce.
Sejamos sinceros, é bem improvável que um trabalho comum - com habilidades comuns - traga a liberdade que você tanto busca.
Agora, se você domina comunicação, em especial, a técnica da escrita persuasiva, suas chances aumentam - e muito. Essa habilidade pode te dar uma audiência fiel, nas redes sociais.
Estou ansioso para te ver prosperar e alcançar seus sonhos como creator.
Influenciadores recebem aquilo que o trabalho comum não paga.
A maestria de escrever nem sempre “vem de berço”.
O sucesso está apenas a uma ideia de distância.
Não seja mais um no meio da multidão.
Só paciência não resolve.
Tempo é vida.
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