Razão ou emoção...
Eis a pergunta que fica:
Qual tem mais influência sobre você?
Uma coisa é inegável: audiência dá dinheiro.
Agora, como construí-la que é a grande questão…
Se o seu objetivo é se comunicar na internet, você precisa de técnica.
Com uma escrita persuasiva, você pode dominar a arte de ser notado, compreendido e aclamado.
Para conquistar a atenção, em meio a tantas distrações que o leitor encontra na internet, você precisa ser lido, sem deixar a sua comunicação rasa.
Importante saber como criar um bom título, como usar jogos de palavras e, até mesmo, humor.
Na internet, as maiores audiências são conquistadas através dessas e outras qualidades, incluindo escrever textos convincentes.
Suas ideias precisam de técnica para emocionar, inspirar, promover reflexão e persuadir.
Imagine se você tivesse começado a registrar seus pensamentos nas redes sociais. Todos os dias, um novo texto.
Você se considera uma pessoa racional ou emocional?
Neste momento, você pode estar relutante em se assumir uma pessoa que age conforme as emoções. “Eu tenho o controle sobre os meus sentimentos” é uma frase que transparece confiança, de fato.
Mas a verdade é que todos, sem exceção, tomam ações com base nas emoções. Inclusive decisões de compras.
Dominar a ciência por trás das emoções é um aspecto fundamental para todo profissional, especialmente se você é empreendedor ou trabalha com marketing digital.
Vou propor uma reflexão: pense no último produto que você comprou.
Não importa se ele custou R$5 ou R$500. Pense nele e em tudo que você considerou antes de comprá-lo.
Para você, esse processo de decisão foi racional ou emocional?
Por mais que você atribua racionalidade à sua escolha, pode acreditar: ela foi profundamente influenciada pelo que você sente e pela sua intuição.
De acordo com o professor e pesquisador de Harvard Gerald Zaltman, considerado o “pai” do neuromarketing e autor de mais de 20 livros sobre o tema, 95% das decisões de compra são inconscientes.
Isso mesmo: 95% das decisões de compras são dominadas pela emoção.
Agora considere estas situações do cotidiano:
O que leva uma mãe a optar por determinada marca de fralda para o seu filho? Certamente a preocupação com o bem-estar e a saúde dele.
O que leva um jovem senhor a escolher um carro importado e não um nacional? Provavelmente o poder que o status social de um carro importado carrega.
Não dá para negar: emoções vendem.
Basta pensar nas campanhas publicitárias milionárias mais famosas da história. Quase nenhuma delas fala sobre produtos.
Elas falam sobre emoções, sobre elementos humanos como alegria, compaixão, medo e tristeza. E isso não é à toa…
Não importa qual seja a sua atuação aqui no mercado digital, de infoprodutor a profissional liberal: você precisa saber despertar as emoções certas para vender mais.
PASSO 1
Entender o sentimento que cada emoção causa.
Toda emoção gera um sentimento. E todo sentimento tende a gerar uma ação.
Engana-se quem pensa que persuadir é falar apenas sobre os atributos técnicos dos produtos ou de seus benefícios.
Da culpa à confiança, do medo à esperança, cada emoção tem o poder de moldar as decisões do consumidor.
Por isso, lembre-se: cada interação, seja com um anúncio, uma página de vendas ou um vídeo promocional, é uma oportunidade de influenciar as decisões através do impacto emocional.
PASSO 2
Entenda a ação que cada emoção desencadeia.
Vender é persuadir. Portanto, para conduzir o seu lead ou prospect até a venda, você precisa estimular as emoções certas.
E como essas emoções impactam diretamente no inconsciente do seu cliente para que ele tome a decisão de comprar de você?
Não esqueça disso: cada interação do seu cliente ou da sua marca precisa deixar uma marca emocional nele.
Afinal, como diz a escritora Maya Angelou:
“As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir.”
Para persuadir, você precisa saber tocar na emoção das pessoas.
E engana-se quem pensa que isso é um dom ou uma habilidade inata.
Para escrever de forma cativante, persuasiva e efetiva, você precisa praticar:
• Estabelecer uma conexão de confiança com as pessoas através das emoções;
• Fugir do óbvio e chamar a atenção do público com as técnicas certas;
• Alavancar as vendas dos seus produtos na internet.
Nem todo mundo aprendeu sobre comunicação e atendimento ao cliente. No entanto, comunicar-se bem é um pilar quando o assunto é trabalhar na internet.
Com uma pesquisa de mercado, além de entender exatamente o que o seu cliente quer comprar, você ainda descobre as dores e os desejos, se diferenciando da concorrência por oferecer a melhor solução.
Desenvolver uma escrita interessante e persuasiva é possível quando você aprende do jeito certo, com a pessoa certa. Seu cérebro é como um músculo, e treinando corretamente, a habilidade floresce.
Sejamos sinceros, é bem improvável que um trabalho comum - com habilidades comuns - traga a liberdade que você tanto busca.
Agora, se você domina comunicação, em especial, a técnica da escrita persuasiva, suas chances aumentam - e muito. Essa habilidade pode te dar uma audiência fiel, nas redes sociais.
Estou ansioso para te ver prosperar e alcançar seus sonhos como creator.
Influenciadores recebem aquilo que o trabalho comum não paga.
A maestria de escrever nem sempre “vem de berço”.
O sucesso está apenas a uma ideia de distância.
Não seja mais um no meio da multidão.
Só paciência não resolve.
Tempo é vida.
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