Duro de parar

David Goggins, autor best-seller.

Um ex-militar americano aposentado, ultramaratonista, triatleta e autor que se tornou conhecido por sua incrível história de superação pessoal. Sua história é inspiradora e motivacional para muitas pessoas.

David Goggins nasceu em 17 de fevereiro de 1975, em Buffalo, Nova Iorque. ele cresceu em uma família difícil e enfrentou muitos desafios em sua infância e adolescência. Ele era obeso na juventude, chegando a pesar cerca de 135 kg.

Além disso tudo, ele enfrentou discriminação racial e abuso por parte de colegas e até de membros da própria família. Sua virada de vida começou quando ele decidiu se alistar na Marinha dos Estados Unidos, aos 24 anos.

No entanto, Goggins não passou no teste físico inicial da Marinha, o que o motivou a transformar completamente seu corpo e mente. Ele perdeu peso drasticamente, desenvolveu uma ética de trabalho implacável e começou a superar suas próprias limitações.

Depois de muito treinamento e esforço, Goggins finalmente conseguiu passar nos testes da Marinha e se tornou um SEAL da Marinha dos EUA (uma unidade de operações especiais). Ele passou por treinamentos intensos e desafiadores, incluindo o infame BUD/S (Basic Underwater Demolition/SEAL), que é conhecido por ser um dos treinamentos militares mais difíceis do mundo.

Após sua carreira militar, Goggins se envolveu em corridas de resistência extrema, ele competiu em várias ultramaratonas, triatlos e outros eventos de endurance.

Uma de suas conquistas mais notáveis foi completar o "Badwater Ultramarathon", uma corrida de 217 km através do Vale da Morte, uma das áreas mais quentes do planeta. Além de suas realizações físicas, Goggins também é autor do livro "Can't Hurt Me", no qual ele compartilha sua jornada de superação e fornece insights sobre como superar desafios e limitações pessoais.

Ele incentiva as pessoas a abraçarem o desconforto, a abraçarem a dor e a se desafiarem constantemente para alcançar seu verdadeiro potencial.

A história de superação de David Goggins é um exemplo inspirador de como a determinação, a resiliência e a força de vontade podem permitir que alguém supere as adversidades e alcance realizações extraordinárias.

Sua mensagem continua a inspirar muitas pessoas a perseguirem seus objetivos, independentemente dos obstáculos que possam enfrentar.

Identificar vulnerabilidades e mudar de mentalidade são processos pessoais que envolvem autoconsciência, autodescoberta e trabalho contínuo. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para ajudá-lo nesse processo.

Autoconsciência: tire um tempo para refletir sobre si mesmo e suas emoções. Pergunte a si mesmo como você se sente em diferentes situações e quais são suas reações emocionais. Esteja atento a padrões de pensamento negativos, autocrítica excessiva e autossabotagem. Isso pode indicar áreas de vulnerabilidade.

Autoaceitação: aceite suas imperfeições e falhas como partes normais da experiência humana. Evite se julgar duramente por não ser perfeito. Reconheça que todos têm vulnerabilidades, e isso não diminui seu valor como pessoa.

Busca por ajuda: compartilhe suas preocupações e sentimentos com amigos confiáveis, familiares ou um profissional de saúde mental, se necessário. Ouvir diferentes perspectivas pode ajudar a ganhar insights sobre suas próprias vulnerabilidades.

Autoeducação: leia livros, assista a palestras ou participe de cursos sobre desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e resiliência. Aprenda sobre a importância da mentalidade positiva e como isso pode impactar sua vida.

Desafie crenças limitantes: identifique crenças negativas sobre si mesmo e o mundo que podem estar limitando sua mentalidade. Trabalhe em reestruturar essas crenças para que sejam mais positivas e realistas.

"Nada pode me ferir"

Defina metas e mentalize: estabeleça objetivos claros e alcançáveis. Visualize a si mesmo alcançando esses objetivos e superando suas vulnerabilidades. Isso pode ajudar a mudar sua mentalidade de "não consigo" para "posso fazer isso".

Pratique a autorreflexão: regularmente, reserve um tempo para refletir sobre suas experiências, sentimentos e reações. Identifique momentos em que suas vulnerabilidades afetaram suas decisões ou comportamentos e considere como você pode lidar com eles de maneira mais positiva no futuro.

Desenvolva resiliência: entenda que enfrentar e superar desafios é parte natural da vida. Desenvolver resiliência o ajudará a lidar melhor com adversidades. Concentre-se em aprender com as dificuldades em vez de se sentir derrotado por elas.

Pratique a autocompaixão: trate-se com gentileza e compaixão, da mesma forma que você trataria um amigo querido. Reconheça que é normal sentir-se vulnerável e que você merece cuidado e apoio.

Ação consistente: a mudança de mentalidade não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo que requer esforço e prática constante. Comprometa-se a implementar novas maneiras de pensar e agir, mesmo quando enfrentar obstáculos.

Lembre-se de que a jornada de identificar vulnerabilidades e mudar de mentalidade é única para cada indivíduo.

Se você achar difícil, não hesite em buscar a orientação de um profissional de saúde mental, coach ou mentor.

Qual é o seu maior desafio?

Um passo de cada vez.

Respire e vai fundo!

Leonardo Coletti

Leonardo Coletti