O Google faturou 48 bilhões de dólares em anúncios em 2023, um aumento de 11% comparado ao ano anterior.
Ou seja, mais empresas estão apostando na plataforma para gerar tráfego para seus sites e páginas.
Na prática, isso significa mais concorrência e aumento nos preços dos leilões.
Não é à toa que o Índice de Preços do Google Ads (GPI) subiu 68% no Brasil de 2016 para 2023.
Esse crescimento na receita dos anúncios no Google também mostram que os empreendedores estão cada vez mais dependentes de anúncios.
E isso é um problema sério!
Especialmente porque os links patrocinados recebem entre apenas 15% e 20% do total de cliques, de acordo com a Semrush.
A Hubspot também mostrou que 70% dos usuários do Google clicam em resultados orgânicos, enquanto apenas 30% clicam em links patrocinados.
Ou seja, além de pagar um preço cada vez mais alto, os anúncios ainda têm menos tráfego do que os resultados orgânicos.
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Agora você deve estar se perguntando:
Qual é o melhor lugar para minha empresa?
A primeira posição orgânica da pesquisa do Google!
Olha só esses dados da Poll the People:
💡 A taxa de cliques (CTR) para a #1 posição orgânica é entre 2% e 5%, enquanto a CTR para os links patrocinados é entre 0,5% e 2%;
💡 A #1 posição recebe 34% do tráfego orgânico;
💡 Melhorar da #2 posição para a #1 posição dobrará seu tráfego orgânico;
💡 A #1 posição vale mais que a #2, #3, #4 e #5 posições combinadas;
💡 Somente a #1 posição é mais que a #5 até a #20 posições juntas. O maior salto de aumento de tráfego (143%) é de #11 para #10, quando seu site sai da segunda página e vai para primeira.
O lugar mais caro da internet é a primeira posição orgânica do Google.
Sim, o topo da página de resultados do Google o ponto mais concorrido do mercado por causa da grande visibilidade e potencial de tráfego.
O algoritmo do buscador analisa diversos fatores dos sites para formar o ranking e colocar as páginas em suas devidas posições.
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A seguir, você aprende quais elementos do seu site precisa prestar atenção para conseguir chegar no topo da primeira página, sem pagar nada.
Conteúdo
• Relevância do Texto: assegure-se de que o conteúdo é altamente relevante para as palavras-chave alvo.
• Qualidade do Conteúdo: produza conteúdo de alta qualidade que agregue valor ao leitor.
• Cobertura de Palavras-chave: incorpore palavras-chave relevantes de forma natural no conteúdo.
• Contagem de Palavras na Página: crie conteúdos com uma contagem de palavras adequada à profundidade do assunto tratado.
• Atualização do Conteúdo: mantenha o conteúdo atualizado regularmente.
SEO On-Page
• Títulos e Metadescrições: otimize os títulos e meta-descrições com palavras-chave relevantes.
• URLs Amigáveis: utilize URLs claras, contendo a palavra-chave alvo e amigáveis para SEO.
• Imagens e Alt Tags: otimize as imagens e use tags alt descritivas.
• Estrutura de Conteúdo: use cabeçalhos (H1, H2, H3) para organizar o conteúdo.
• Links Internos: inclua links internos para páginas relevantes dentro do seu site.
• Legibilidade: certifique-se de que o conteúdo é escaneável, fácil de ler e entender.
SEO Off-page
• Backlinks de Qualidade: foque em obter backlinks de sites relevantes e autoritários.
• Perfis Sociais e Menções de Marca: mantenha perfis ativos nas redes sociais e busque menções de sua marca.
SEO Técnico
• Mobile-Friendly: assegure-se de que seu site é responsivo e funciona bem em dispositivos móveis.
• Velocidade do Site: otimize a velocidade do site para carregamentos rápidos.
Vale ressaltar que o trabalho de SEO gera resultados a médio e longo prazo.
Isso porque demora um tempo para o algoritmo indexar páginas, entender os fatores de ranqueamento e posicionar o seu site.
Contudo, essas otimizações maturam ao longo do tempo, então qualquer otimização feita hoje é um investimento no tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, economia em anúncios.
Aprenda de uma vez por todas a importância de um site responsivo e com boa usabilidade, para aparecer no topo da busca orgânica do Google.
Sorte é estar no lugar certo, na hora certa. Já ouviu isso, não é?
E se existe o tal desse lugar. Afinal, onde ele fica?
Na internet, para crescer, é preciso estratégia.
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