Caça ao tesouro
O Google faturou 48 bilhões de dólares em anúncios em 2023, um aumento de 11% comparado ao ano anterior.
Ou seja, mais empresas estão apostando na plataforma para gerar tráfego para seus sites e páginas.
Na prática, isso significa mais concorrência e aumento nos preços dos leilões.
Não é à toa que o Índice de Preços do Google Ads (GPI) subiu 68% no Brasil de 2016 para 2023.
Esse crescimento na receita dos anúncios no Google também mostram que os empreendedores estão cada vez mais dependentes de anúncios.
E isso é um problema sério!
Especialmente porque os links patrocinados recebem entre apenas 15% e 20% do total de cliques, de acordo com a Semrush.
A Hubspot também mostrou que 70% dos usuários do Google clicam em resultados orgânicos, enquanto apenas 30% clicam em links patrocinados.
Ou seja, além de pagar um preço cada vez mais alto, os anúncios ainda têm menos tráfego do que os resultados orgânicos.
Agora você deve estar se perguntando:
Qual é o melhor lugar para minha empresa?
A primeira posição orgânica da pesquisa do Google!
Olha só esses dados da Poll the People:
💡 A taxa de cliques (CTR) para a #1 posição orgânica é entre 2% e 5%, enquanto a CTR para os links patrocinados é entre 0,5% e 2%;
💡 A #1 posição recebe 34% do tráfego orgânico;
💡 Melhorar da #2 posição para a #1 posição dobrará seu tráfego orgânico;
💡 A #1 posição vale mais que a #2, #3, #4 e #5 posições combinadas;
💡 Somente a #1 posição é mais que a #5 até a #20 posições juntas. O maior salto de aumento de tráfego (143%) é de #11 para #10, quando seu site sai da segunda página e vai para primeira.
O lugar mais caro da internet é a primeira posição orgânica do Google.
Sim, o topo da página de resultados do Google o ponto mais concorrido do mercado por causa da grande visibilidade e potencial de tráfego.
O algoritmo do buscador analisa diversos fatores dos sites para formar o ranking e colocar as páginas em suas devidas posições.
A seguir, você aprende quais elementos do seu site precisa prestar atenção para conseguir chegar no topo da primeira página, sem pagar nada.
Conteúdo
• Relevância do Texto: assegure-se de que o conteúdo é altamente relevante para as palavras-chave alvo.
• Qualidade do Conteúdo: produza conteúdo de alta qualidade que agregue valor ao leitor.
• Cobertura de Palavras-chave: incorpore palavras-chave relevantes de forma natural no conteúdo.
• Contagem de Palavras na Página: crie conteúdos com uma contagem de palavras adequada à profundidade do assunto tratado.
• Atualização do Conteúdo: mantenha o conteúdo atualizado regularmente.
SEO On-Page
• Títulos e Metadescrições: otimize os títulos e meta-descrições com palavras-chave relevantes.
• URLs Amigáveis: utilize URLs claras, contendo a palavra-chave alvo e amigáveis para SEO.
• Imagens e Alt Tags: otimize as imagens e use tags alt descritivas.
• Estrutura de Conteúdo: use cabeçalhos (H1, H2, H3) para organizar o conteúdo.
• Links Internos: inclua links internos para páginas relevantes dentro do seu site.
• Legibilidade: certifique-se de que o conteúdo é escaneável, fácil de ler e entender.
SEO Off-page
• Backlinks de Qualidade: foque em obter backlinks de sites relevantes e autoritários.
• Perfis Sociais e Menções de Marca: mantenha perfis ativos nas redes sociais e busque menções de sua marca.
SEO Técnico
• Mobile-Friendly: assegure-se de que seu site é responsivo e funciona bem em dispositivos móveis.
• Velocidade do Site: otimize a velocidade do site para carregamentos rápidos.
Vale ressaltar que o trabalho de SEO gera resultados a médio e longo prazo.
Isso porque demora um tempo para o algoritmo indexar páginas, entender os fatores de ranqueamento e posicionar o seu site.
Contudo, essas otimizações maturam ao longo do tempo, então qualquer otimização feita hoje é um investimento no tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, economia em anúncios.
Aprenda de uma vez por todas a importância de um site responsivo e com boa usabilidade, para aparecer no topo da busca orgânica do Google.
Sorte é estar no lugar certo, na hora certa. Já ouviu isso, não é?
E se existe o tal desse lugar. Afinal, onde ele fica?
Na internet, para crescer, é preciso estratégia.
Você quer alcançar o 1º lugar?
Para se inscrever no meu canal: clique aqui.